La Chascona – Chile com Crianças

A terceira parte do dia foi visitar La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiango.

Visitar La Chascona foi uma experiencia muito esperada! Para quem não sabe, a literatura é minha paixão! Fiz Letras apenas para estudá-la, não contente com isso, ainda fiz Mestrado em Literatura, então, estar em uma das casas de Pablo Neruda não foi apenas uma visita de turista, foi algo realmente emocionante.20150711_153909_HDR

Um pequeno adendo, fiz o passeio sozinha porque o marido achou que seria algo chato para criança, mas isso não se mostrou verdade quando visitamos La Sebastiana em Valparaiso (mas isso é outro post). Acredito que esse passeio dependerá muito da criança, só adianto que o Breno amou a visita a La Sebastiana!20150711_154342

Saímos do Cerro San Cristóbal e fomos a pé até La Chascona, é bem pertinho!

A visita pela casa é feita por autoguia, é como uma celular, apertamos o número do cômodo em que estamos e o autoguia irá falar sobre o cômodo, os objetos e os fatos históricos ligados ao cômodo. Achei uma forma bem legal, mesmo não podendo fazer perguntas (mas o espanhol deles é tão diferente que a gente até agradece por não fazer perguntas).

20150711_160420

La Chascona foi construída por Pablo Neruda para Matilde Urrutia, sua então amante. Ela viveu sozinha em sua casa até a separação de Neruda, que foi morar com ela. Neruda foi um grande nome no Chile, não apenas como poeta, mas também com a carreira diplomática. Com o Golpe Militar no Chile, La Chascona foi saqueada e muitos livros foram incendiados. Neruda faleceu 12 após o golpe de um câncer de próstata, mas há quem dia que ele foi assassinado pelo governo (em 2013, o corpo foi exumado para constatar o envenenamento, mas nada foi provado). Matilde Urrutia fez questão que o velório de Neruda fosse realizado em La Chascona, como afronta ao governo Pinochet.

20150711_153958

Eles não permitem fotos dentro da casa, para uma pessoa apaixonada por fotografia, isso é terrível, mas nos jardins, fotografias são permitidas. O acervo da casa é riquíssimo, desde objetos pessoais do poeta, pinturas e livros. Para quem gosta de história e literatura, não deixe de visitar La Chascona.

20150711_161502_HDRNesse mesmo dia fizemos:

Facebook Comments
Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2016 Livia Ledier

Share This:

The following two tabs change content below.

Lívia

Mãe, professora, fotógrafa. Aprendiz de corredora, atrás de uma vida mais saudável e equilibrada com a família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *