5 Dicas para fotografar crianças

Aproveite as dicas para fotografar crianças e clique seus filhos!

Essas dicas para fotografar crianças surgiram porque a reclamação mais frequente que recebo das mães é a dificuldade que elas têm de fotografar seus filhos (as). Isso acontece porque elas querem que as crianças fiquem lá bonitinhas, paradinhas e deem aquela linda risada. O problema é que isso não dá certo, pois as crianças não têm paciência para isso. As fotos acabam saindo artificiais ou tremidas (Convenhamos, posar para fotos é muito chato, a própria fotógrafa detesta posar para fotos…).

Outras mães reclamam que já levaram seus filhos em estúdios fotográficos para fazer “fotos profissionais” e o resultado não saiu como o esperado, sempre acabam assumindo que tirar fotos dos filhos é impossível. Isso não é verdade! O problema não é com os filhos, as mães idealizam ao ato de fotografar e acabam se decepcionando quando veem as fotos artificiais ou quando a criança não quer tirar fotos. Crianças são pura energia e para elas, ficar parada seguindo ordens de um adulto com uma câmera na mão é muito chato! Ainda mais em um ambiente que não há nada de atrativo para elas, como um estúdio (admiro muito os fotógrafos de estúdio que conseguem resultados naturais com crianças, eu simplesmente não consigo). Fotografar crianças requer muita paciência e jeito com elas  e deixo aqui algumas dicas que aprendi com a minha experiência em tirar fotografias de crianças.

1. Diga não as poses!

Crianças são cheias de energia e gostam de brincar! Para elas é muito chato ficar fazendo poses, quando fazem ficam artificiais ou não estão de boa vontade e ficam emburradas, o resultado acaba não sendo o desejado pela mães.

Breno (15 de 38)

2. Criança tem que brincar!

A melhor forma de fotografar crianças de um jeito natural é deixá-las brincar e, pacientemente, retratar esse momento. Sim, nada como uma boa brincadeira para ter boas fotos, mas já adianto, isso envolve um bom esforço físico do fotógrafo! =P

Ensaio Fotográfico Infantil São Paulo

3. Iguale-se a criança!

Sempre vejo fotos de pais que tiram fotos das crianças de cima. Não que isso seja errado, muitas fotos tiradas “de cima” ficam lindas, mas para ter fotos mais atraentes, é necessário ficar no nível das crianças para fotografar. As costas sofrem, mas as fotos ficam lindas! 😉

Aniversário Infantil São Paulo

4. Ganhe a Confiança!

A criança precisa confiar em quem tira as fotos, portanto seja agradável, brinque, seja seu amigo, você verá como as fotos saem mais naturais. Mamães, contenham-se! Nada de brigar com filhote porque ele está atirando areia nos outros antes de fotografar, primeiro você fotografa, depois brigue! =P Mas tenha certeza de que vai demorar um pouco para você conseguir que a criança se solte novamente…

Isadora-33

5. Dê tarefas

Não tem parque? Brinquedos? Dê tarefas divertidas para as crianças! Crie brincadeiras, peça para criança pular (adoro fotos de crianças pulando), dançar, cante junto com ela, peça para pegar uma flor, para cuidar do irmão, invente tarefas e vá fotografando esses momentos!

Jd. Botânico (2 de 23)

Todas as dicas ajudam a ter fotografias lindas, mas a melhor dica de todas é a paciência! É preciso gostar de crianças, ter jeito com elas e muita paciência para conseguir fotografias lindas.

Facebook Comments
Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2016 Livia Ledier

Share This:

The following two tabs change content below.

Lívia

Mãe, professora, fotógrafa. Aprendiz de corredora, atrás de uma vida mais saudável e equilibrada com a família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *